O POPULISMO DE PERÓN NA ARGENTINA E DE VARGAS NO BRASIL
Resumo
Neste artigo, pretende-se abordar o tema populismo latino-americano, analisando-se o Varguismo (1930-1945/1951-1954) e o Peronismo (1946-1955) numa perspectiva comparada. Como o populismo é um conceito de diversas interpretações, optou-se por explicar a partir das concepções de Angela de Castro Gomes e de Ernesto Laclau. Após a análise do termo supracitado, optou-se pelo resumo de diversos aspectos do populismo argentino e brasileiro para entender algumas características comuns e as especificidades de cada caso, através de diversos pontos de vista de teóricos que tratam sobre o assunto.Palavras-chave: Peronismo; Populismo; Varguismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-08-01
Como Citar
Isolde Koch Lewinski, C. (2016). O POPULISMO DE PERÓN NA ARGENTINA E DE VARGAS NO BRASIL. Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 15(1). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/6228
Seção
Artigos Livres
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).