AQUELES QUE ALMEJAM GOVERNAR: PERFIL E TRAJETÓRIA DOS OPOSITORES AO POSTO DE CAPITÃO-MOR NO CEARÁ E RIO GRANDE (1666-1759)

  • Leonardo Paiva de Oliveira

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o perfil e trajetória dos opositores ao posto de capitão-mor do Rio Grande e Ceará entre os anos de 1666 e 1759, período este que corresponde às consultas que serão analisadas. A documentação utilizada corresponde basicamente às consultas do Conselho Ultramarino sobre a nomeação de pessoas para ocupar o posto de capitão-mor nas capitanias supracitadas. A partir dos dados coletados, se pretende problematizar a respeito das qualidades espaciais dessas capitanias por meio das qualidades sociais dos sujeitos que as almejavam e que de fato conseguiram ser nomeados para o governo delas.Palavras-chave: Capitão-mor; Capitania do Ceará; Capitania do Rio Grande.Abstract:

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-08-01
Como Citar
Paiva de Oliveira, L. (2016). AQUELES QUE ALMEJAM GOVERNAR: PERFIL E TRAJETÓRIA DOS OPOSITORES AO POSTO DE CAPITÃO-MOR NO CEARÁ E RIO GRANDE (1666-1759). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 15(1). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/6223