Cultura Política de Santa Maria/RS Através de Resultados Eleitorais (1945-1963)
Resumo
O presente trabalho tem como proposta a construção de um panorama do comportamento político-eleitoral dos cidadãos de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, desde o final da década de 1940, passando pela década de 1950 e início da década de 1960. O panorama proposto tem por objetivo demonstrar como se originou o cenário que permitiu amplo apoio da maioria do legislativo municipal ao Golpe Civil-Militar de 1964. Para tanto, serão demonstrados os resultados eleitorais das eleições municipais, sistematizados a partir da análise de conteúdo quantitativa, bem como os votos dos eleitores da cidade para presidente, vice-presidente, governador, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Essas estatísticas apontam que no referido intervalo temporal há, em Santa Maria, um crescimento dos partidos liberais-conservadores, que está intimamente ligado ao decréscimo de votos para os partidos da esquerda-nacionalista, como o Partido Trabalhista Brasileiro, por exemplo. É possível notar, a partir dos dados observados, uma mudança no comportamento político dos santa-marienses, que pode ser parcialmente compreendida através do conceito de cultura política. O crescimento de uma cultura política conservadora na cidade, representada pela força eleitoral dos partidos de oposição ao governo João Goulart, nos pareceu permitir a formação, em 1963, de uma legislatura que em sua maioria apoiou o processo golpista. Palavras-chave: cultura política; liberal-conservador; PTB; Santa Maria;Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-12
Como Citar
Catto, G., & Átila Fertig, A. (2015). Cultura Política de Santa Maria/RS Através de Resultados Eleitorais (1945-1963). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 14(2). Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/5621
Seção
Artigos Dossiê
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).