A erudição no jornal Correio do Povo: uma análise dos cadernos de sábado (1974)

  • Andrei Tonini Mestrando em História pelo PPGH da Universidade de Passo Fundo, Bolsista Capes.
Palavras-chave: Correio do Povo, Caderno de Sábado, Violette Morin

Resumo

Quando tratamos da imprensa, as primeiras coisas que veem em nossa mente são a informação e a comunicação. Aliás, comunicação e história entrelaçam-se e caminham abraçadas desde o prelúdio da existência humana, seja através da fala, das imagens, dos textos, dos impressos, e mais recentemente, dos meios digitais. Como meio de comunicação, a imprensa é responsável por levar informação e conteúdo cultural a um número imensurável de pessoas. Este trabalho visa analisar o suprimento Caderno de Sábado, do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre/RS, a partir da metodologia proposta por Violette Morin. Dessa forma, pretende-se quantificar por meio de unidades de informação, quais conteúdos de ordem cultural eram publicados pelo periódico no ano de 1974, percebendo sua influência sobre os assuntos que se voltavam para a elite intelectual sul-rio-grandense.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Marialva. Meios de comunicação e usos do passado: temporalidades, rastros e vestígios entre Comunicação e História. In RIBEIRO, Ana Paula Goulart; HERSCHMANN, MIcael (orgs)l. Comunicação e História: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: MauadX: Globo Universidade, 2008, p. 83-96.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia. São Paulo: Zahar, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

BURKE, Peter. A comunicação na História. In ABREU, Alzira Alves de et all. Comunicação e História: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: MauadX: Globo Universidade, 2008, p. 61-82.

CARDOSO, Everton Terres. O suplemento cultural como rede de relações: Os intelectuais no Caderno de Sábado do jornal Correio do Povo (Porto Alegre, 1967-1981). Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Informação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Porto Alegre, 2016.

GONÇALVES, Marcio Souza; SAINT CLAIR, Ericson Telles. Comunicação e História: perspectivas analíticas. In RIBEIRO, Ana Paula Goulart; HERSCHMANN, MIcael. Comunicação e História. Interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: MauadX: Globo Universidade, 2008, p. 45-60

LUCA, Tania. História dos, nos e através dos periódicos. In Pinsky, Carla ( org). Fontes Históricas, São Paulo: Contexto, p.111-154.

MORIN, Violette. Aplicação de um método de análise da imprensa. Comunications de masse. Paris: 1960,, n. 1
Publicado
2020-04-30
Como Citar
Tonini, A. (2020). A erudição no jornal Correio do Povo: uma análise dos cadernos de sábado (1974). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 19(1), 141 - 163. Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/10944
Seção
Artigos Livres