A relação entre a alteração da propriedade no norte rio-grandense com a colonização a partir das Colônias dos Coqueiros (1928) e Xadrez (1938)

  • Kalinka de Oliveira Schmitz Graduada e mestra em História (PPGH/UPF). Doutoranda em História (UNISINOS)

Resumo

Este artigo é resultante do trabalho de conclusão de curso em História pela Universidade de Passo Fundo. Partindo da análise da formação inicial da Fazenda dos Coqueiros na segunda metade do século XIX, até o início da fragmentação dos lotes coloniais na primeira metade do século XX, pretendemos discutir como a colonização influenciou as alterações e fragmentações de propriedades que ocorreram no nosso recorte espacial, que é parte do atual município de Coqueiros do Sul, Rio Grande do Sul. Essas alterações da configuração da propriedade da terra são discutidas a partir dos autos de medição da fazenda – década de 1870 –, e dos registros de compra, venda e partilha dos imóveis coloniais. Palavras-chave: Norte rio-grandense; colonização; alteração da propriedade.    

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-03
Como Citar
de Oliveira Schmitz, K. (2019). A relação entre a alteração da propriedade no norte rio-grandense com a colonização a partir das Colônias dos Coqueiros (1928) e Xadrez (1938). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 18(2), 34 - 54. Recuperado de http://seer.upf.br/index.php/ph/article/view/10321