CHAMADAS PRORROGADAS ATÉ 30/08/2019:

Dossiê: "História e relações internacionais" e Dossiê: "História do mundo rural: debates e desafios contemporâneos"

Chamada para submissão de artigos! Dossiê: "História e relações internacionais"

PRORROGADO até 30/08/2019 o prazo para submissão de artigos ao dossiê "História e relações internacionais". Organizadoras: Indaia Dias Lopes (UPF), Jaqueline Schmitt da Silva (UPF) e Simone Lopes Dickel (UPF).

O dossiê objetiva reunir trabalhos que versem sobre o papel das relações internacionais na História a partir de conceitos como geopolítica, diplomacia, fronteira e territorialidade. Em 2019 o mundo relembra os “cem anos da assinatura do Tratado de Versalhes”, que constitui um marco nas relações internacionais do século XX. Este acordo, entre outros impostos pelos países vencedores da Primeira Guerra Mundial, contribuiu para o redesenhamento do mapa da Europa, modificou as relações entre as potências e favoreceu a criação de uma “paz ilusória”, cujos desdobramentos foram conhecidos alguns anos depois com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, como forma de reflexão acerca do caráter decisivo das relações internacionais nos rumos da História, considera-se relevante a publicação de trabalhos cujas discussões partem de temas como a geopolítica, o papel da diplomacia nos tratados e acordos entre os países, as questões de fronteira e territorialidade enquanto elementos constitutivos da identidade nacional, bem como as relações entre a política interna e a política externa na abordagem de diferentes contextos históricos.

 

Chamada para submissão de artigos! Dossiê: "História do mundo rural: debates e desafios contemporâneos"

PRORROGADO até 30/08/2019 o prazo para submissão de artigos ao dossiê "História do mundo rural: debates e desafios contemporâneos". Organizadoras: Indaia Dias Lopes (UPF), Jaqueline Schmitt da Silva (UPF) e Simone Lopes Dickel (UPF).

A chamada “História do Mundo Rural” constitui-se um campo de investigação que cada vez mais tem despertado o interesse dos historiadores, especialmente aqueles cujos trabalhos se situam no campo da História social e da História econômica. Caracteriza-se pela aproximação com outras disciplinas como sociologia, antropologia e economia, em um diálogo multidisciplinar que contribui de modo profícuo para a compreensão acerca do universo plural e complexo que envolve o mundo rural. O dossiê “História do Mundo Rural: debates e desafios contemporâneos” pretende reunir artigos que abordem temáticas como: o camponês e a sua relação com a terra, história social da agricultura, legislação agrária e direito à propriedade, conflitos sociais e assentamentos rurais, comunidades quilombolas, indígenas e os conflitos pela terra, agricultura familiar e políticas públicas para o campo. Este dossiê tem como objetivo divulgar pesquisas no âmbito da história do mundo rural em suas múltiplas possibilidades, abrindo espaço para o diálogo com áreas afins que estejam em consonância com a temática proposta.

Fluxo contínuo de artigos livres e resenhas.