Foco e Escopo

A revista Semina é um periódico científico na área de História, vinculado aos discentes (mestrandos e doutorandos) do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF).

A Semina tem periodicidade semestral e destina-se a divulgar, em forma de publicações inédidas, resultados de pesquisas realizadas por discentes de pós-graduação e pesquisadores da área de História e afins com titulação mínima de graduado, que possuam vínculo com instituições de ensino superior.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as submissões são preliminarmente consideradas pelo editor-chefe. Após esta avaliação inicial, as contribuições adequadas ao escopo, foco e às normas da Semina são objeto de, no mínimo, uma rodada de avaliação duplo-cega feita pelos pares. Os avaliadores/pareceristas ad hoc são selecionados em razão de seu conhecimento e experiência e podem incluir professores/pesquisadores vinculados à Universidade de Passo Fundo e à revista Semina ou a outras instituições do Brasil e do exterior.
Em caso de controvérsia entre os pareceristas será designado um terceiro para realizar a avaliação.
Os pareceres podem indicar a publicação imediata, publicação com adequações obrigatórias ou recusa.
Os autores serão informados do parecer e devem, caso existirem, realizar as adequações apontadas pelos pareceristas.
O prazo médio entre a recepção do artigo e a informação do parecer é de dois meses.
Caso o artigo seja aceito este será publicado conforme datas estipuladas para os volumes, nos meses de julho e dezembro.

Periodicidade

A Revista Semina tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Cadastre-se e receba, gratuitamente, as informações sobre as últimas publicações.

Divulgue a revista Semina!

Indexadores

A Semina está indexada em: 


Bases de Dados:

Sumários Diadorin (IBICT)
http://www.sumarios.org/

The History Journals Guide
http://www.history-journals.de

Diretórios:

LivRe
https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/Inicial.asp

Latindex
http://www.latindex.org

Portais:

Portal de Periódicos da Capes
http://www-periodicos-capes-gov-br.ez116.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&

Suporte Técnico do Periódico

Jenifer de Brum

Histórico do periódico

A Revista Semina - Cadernos dos Pós-Graduandos em História da Universidade de Passo Fundo, teve sua primeira publicação no ano de 2001, quando os alunos da primeira turma do Mestrado em História do PPGH-UPF, que iniciaram em 1999, terminavam seus trabalhos de dissertação. A intenção era a divulgação dos trabalhos dos mestrandos, sendo que no decorrer do curso estes produziam seus artigos científicos e eram incentivados a publicá-los. Assim, a Semina vinha ao encontro dos objetivos dos discentes e também do Programa de Pós-Graduação.

A denominação escolhida para a revista, “Semina”, é uma alusão a tudo o que diz respeito à região e ao regional. A escolha possibilita a relação do título da revista com os trabalhos desenvolvidos pelos discentes, tendo em vista a área de concentração do programa, História Regional e Fronteiras, bem como abre um amplo leque de possibilidades, uma vez que a alusão ao regional não implica em escrever uma história do local e sim, a um conjunto de análises que se vinculam a diversos níveis além, como o estadual, nacional ou internacional.

Durante o período de seu lançamento em 2001, até o ano de 2006, a revista Semina foi publicada em edição impressa. Posteriormente, passou a ter sua edição de forma on-line. As publicações feitas on-line possibilitaram maior alcance do público ao conteúdo da revista, sendo que em suas primeiras publicações impressas, as tiragens não ultrapassavam os 250 exemplares, o que demonstra uma limitação no acesso às contribuições veiculadas através do periódico.  

No ano de 2013, a revista foi cadastrada no SEER - Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas. Os artigos são submetidos on-line, o processo de avaliação é feito às cegas entre pares, possibilitando facilidade e transparência durante o decurso da avaliação e publicação.

A partir de 2015, a revista Semina tornou-se semestral, adotando em cada número uma temática para a composição de um dossiê, ampliando e qualificando as edições.