O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS DOCENTES

  • Cassiano Zolet Busatto Universidade de Passo Fundo
  • Júpiter Cirilio da Roza Silva
  • Necleto Pansera Junior
  • Carlos Ariel Samudio Pérez

Resumo

A discussão sobre a introdução de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica a cada dia se torna mais relevante, ideia esta reforçada pelos documentos legais e por pesquisadores da área de ensino de Física. À vista disso, o questionamento central de nossa pesquisa objetiva examinar quais os conteúdos que englobam à FMC estão sendo abordados pelos professores. Para responder tal pergunta, realizou-se uma pesquisa com docentes de escolas de ensino médio do norte do Rio Grande do Sul, próximas à Universidade de Passo Fundo. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário elaborado na plataforma Google Forms. Os resultados apontaram que grande parte dos professores teve a abordagem de tópicos de FMC em sua formação, e cerca da metade destes profissionais declararam que é um conteúdo de difícil compreensão. Ainda, observou-se uma disparidade entre área de conhecimento e de atuação, nos levando a propor uma reflexão quanto à formação de professores, a forma com que estes conteúdos são abordados nos cursos de licenciatura, os instrumentos didáticos-pedagógicos utilizados e a existência de materiais para subsídio, tanto de docentes (em qualquer nível), quanto de alunos de graduação. O trabalho permitiu evidenciar lacunas no ensino de FMC em vários aspectos, como na formação de professores, materiais didáticos, quantidade de períodos, dentre outros fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-07-17
Como Citar
Zolet Busatto, C., da Roza Silva, J., Pansera Junior, N., & Samudio Pérez, C. (2018). O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS DOCENTES. Revista CIATEC-UPF, 10(1), 104-115. https://doi.org/10.5335/ciatec.v10i1.8388
Seção
Artigos Sobre Ensino de Ciências e Tecnologias