O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS DOCENTES

  • Cassiano Zolet Busatto Universidade de Passo Fundo
  • Júpiter Cirilio da Roza Silva
  • Necleto Pansera Junior
  • Carlos Ariel Samudio Pérez

Resumo

A discussão sobre a introdução de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica a cada dia se torna mais relevante, ideia esta reforçada pelos documentos legais e por pesquisadores da área de ensino de Física. À vista disso, o questionamento central de nossa pesquisa objetiva examinar quais os conteúdos que englobam à FMC estão sendo abordados pelos professores. Para responder tal pergunta, realizou-se uma pesquisa com docentes de escolas de ensino médio do norte do Rio Grande do Sul, próximas à Universidade de Passo Fundo. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário elaborado na plataforma Google Forms. Os resultados apontaram que grande parte dos professores teve a abordagem de tópicos de FMC em sua formação, e cerca da metade destes profissionais declararam que é um conteúdo de difícil compreensão. Ainda, observou-se uma disparidade entre área de conhecimento e de atuação, nos levando a propor uma reflexão quanto à formação de professores, a forma com que estes conteúdos são abordados nos cursos de licenciatura, os instrumentos didáticos-pedagógicos utilizados e a existência de materiais para subsídio, tanto de docentes (em qualquer nível), quanto de alunos de graduação. O trabalho permitiu evidenciar lacunas no ensino de FMC em vários aspectos, como na formação de professores, materiais didáticos, quantidade de períodos, dentre outros fatores.
Publicado
2018-07-17
Como Citar
Zolet Busatto, C., da Roza Silva, J., Pansera Junior, N., & Samudio Pérez, C. (2018). O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS DOCENTES. Revista CIATEC-UPF, 10(1), 104-115. https://doi.org/10.5335/ciatec.v10i1.8388
Seção
Artigos Sobre Ensino de Ciências e Tecnologias