O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEÚDOS TRABALHADOS PELOS DOCENTES

Cassiano Zolet Busatto, Júpiter Cirilio da Roza Silva, Necleto Pansera Junior, Carlos Ariel Samudio Pérez

Resumo


A discussão sobre a introdução de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica a cada dia se torna mais relevante, ideia esta reforçada pelos documentos legais e por pesquisadores da área de ensino de Física. À vista disso, o questionamento central de nossa pesquisa objetiva examinar quais os conteúdos que englobam à FMC estão sendo abordados pelos professores. Para responder tal pergunta, realizou-se uma pesquisa com docentes de escolas de ensino médio do norte do Rio Grande do Sul, próximas à Universidade de Passo Fundo. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário elaborado na plataforma Google Forms. Os resultados apontaram que grande parte dos professores teve a abordagem de tópicos de FMC em sua formação, e cerca da metade destes profissionais declararam que é um conteúdo de difícil compreensão. Ainda, observou-se uma disparidade entre área de conhecimento e de atuação, nos levando a propor uma reflexão quanto à formação de professores, a forma com que estes conteúdos são abordados nos cursos de licenciatura, os instrumentos didáticos-pedagógicos utilizados e a existência de materiais para subsídio, tanto de docentes (em qualquer nível), quanto de alunos de graduação. O trabalho permitiu evidenciar lacunas no ensino de FMC em vários aspectos, como na formação de professores, materiais didáticos, quantidade de períodos, dentre outros fatores.

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DOI: https://doi.org/10.5335/ciatec.v10i1.8388

Revista de Ciências Exatas Aplicadas e Tecnológicas da Universidade de Passo Fundo - CIATEC-UPF. ISSN 2176-4565