PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA MOBILIDADE CICLOVIÁRIA DO NOVO CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL DA UFABC, SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)

  • Maria Teresa Gomes Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora http://orcid.org/0000-0002-3839-5728
  • Mara Bastos Medina Programa de pós-graduação em Ambiente Construído/ UFJF
  • José Alberto Castañon Programa de pós-graduação em Ambiente Construído/ UFJF

Resumo

As bicicletas são ideais para realizar viagens de curtas e medias distâncias e se apresentam como proposta que colabora com a mobilidade sustentável resultando em benefícios para meio ambiente e para os usuários. Considerando que as universidades são polo gerador de pesquisas e inovações, estas tendem a impulsionar o uso dos modos de transportes ativos, implantando infraestrutura adequada e adotando políticas de incentivo ao uso dos transportes não motorizados entre seu público. Este trabalho objetiva investigar as dificuldades e facilidades do emprego desse meio de transporte através da análise da infraestrutura cicloviária do campus da UFABC e sua relação com a malha viária dos bairros adjacentes. Para tanto, empregaram-se as ferramentas computacionais Google Street View e Google Earth no estudo da elaboração de proposta de implementação de uma malha cicloviária no entorno deste estudo de caso possibilitando a sugestão de rotas de viagens mais adequadas aos usuários. Como resultado este trabalho pretende contribuir para a solução de problemas de congestionamento, poluição do ar e ocupação do solo quando são destinadas grandes áreas reservadas a vagas de estacionamento para veículos automotores.

Biografia do Autor

Maria Teresa Gomes Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora
Departamento de Construção Civil Programa de pós-graduação em Ambiente Construído
Publicado
2018-05-01
Como Citar
Barbosa, M. T., Medina, M., & Castañon, J. (2018). PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA MOBILIDADE CICLOVIÁRIA DO NOVO CAMPUS UNIVERSITÁRIO FEDERAL DA UFABC, SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). Revista CIATEC-UPF, 10(1), 17-30. https://doi.org/10.5335/ciatec.v10i1.7906
Seção
Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias