A INFLUÊNCIA DA SOBRECARGA NOS PAVIMENTOS E A IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO DE PESAGEM VEICULAR NAS RODOVIAS BRASILEIRAS

Rodrigo André Klamt, Luciano Pivoto Specht, Jaelson Budny, Luciéle da Silva Knierim

Resumo


O Brasil tem passado por um processo de crescimento acelerado da frota de veículos que, por consequência, traz danos negativos a sua infraestrutura rodoviária. Em consequência da matriz de transportes ser altamente dependente do sistema rodoviário os pavimentos do país estão em estado de conservação precário. Além disso, o excesso de peso, e consequente degradação das rodovias, vêm do descaso e falta de fiscalização de carga rodoviária. Buscou-se neste artigo discutir sobre a influência da sobrecarga dos veículos comerciais nos pavimentos e da importância da fiscalização de cargas rodoviárias no país, além de mostrar a importância da caracterização discreta do tráfego pelos sistemas de pesagem em movimento (WIM). Fica evidente que o conhecimento das cargas atuantes é essencial para subsidiar projetos de implantação e restauração de pavimentos em nossa malha rodoviária. Além disso, foi possível verificar que o sistema de balanças de pesagem veicular no país está falho, no entanto, o incentivo a implantação de balanças é válido, pois as mesmas induzem, indiretamente, a legalidade de cargas nas rodovias. Ainda, a pesquisa proporcionou numerar as vantagens do sistema de pesagem em movimento, de modo a obter dados de cargas nas rodovias do país, fazendo com que se possa dimensionar o pavimento para a real solicitação a qual o pavimento será submetido, minimizando a degradação precoce e maximizando os recursos investidos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.7569

Revista de Ciências Exatas Aplicadas e Tecnológicas da Universidade de Passo Fundo - CIATEC-UPF. ISSN 2176-4565