SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS PARA FUNDAMENTAR MEDIDAS DE INCENTIVO AOS TRANSPORTES SUSTENTÁVEIS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Resumo

O estudo dos padrões de deslocamentos relacionados a polos geradores de viagens, como no caso dos campi universitários, pode contribuir para o planejamento de viagens sustentáveis. Desta forma, o objetivo deste trabalho é gerar dois cenários com base nos padrões de viagem e percepção de estudantes universitários para fundamentar medidas de incentivo para alternativas de transportes sustentáveis. Para isto foi realizada uma pesquisa por meio de questionário impresso junto a uma amostra de estudantes que frequentam três cursos de graduação em uma universidade pública. Em seguida esses dados foram analisados para verificar os padrões de viagens dos alunos e relacionar estes padrões por meio da simulação de dois cenários a possíveis medidas e investimentos para transportes sustentáveis. Para o caso específico deste estudo ficou evidente por meio dos dois cenários gerados que há potencial para incentivar deslocamentos por meio de modos de transportes sustentáveis desde que sejam implantadas medidas para estimular viagens por bicicleta e um sistema integrado que envolve bicicleta e ônibus coletivo urbano.

Biografia do Autor

Camilla Maria de Carvalho Pedroso, Universidade Estadual de Londrina/Estudante de Graduação
É aluna bolsista de iniciação científica do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina.
Heliana Barbosa Fontenele, Universidade Estadual de Londrina/Professora Adjunta
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Civil na Área de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2001) e doutorado em Ciências na Área de Infraestrutura em Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Infraestrutura de Transportes, com ênfase em Gerência de Pavimentos e Gestão ambiental de estradas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de pavimentos flexíveis e de estradas de terra, desempenho de pavimentos e desempenho ambiental rodoviário.
Carlos Alberto Prado da Silva Junior, Universidade Estadual de Londrina/Professor Adjunto
É professor adjunto do Departamento de Construção Civil (DCCi) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no curso de graduação em Engenharia Civil e no programa de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Civil. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Engenharia de Transportes, nos seguintes temas: gerência de pavimentos rodoviários; análise de sistemas de transportes e ensino-aprendizagem em engenharia. É Doutor em Ciências pelo programa de Engenharia de Transportes (Área de Concentração: Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).
Publicado
2017-12-06
Como Citar
de Carvalho Pedroso, C., Fontenele, H., & da Silva Junior, C. A. (2017). SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS PARA FUNDAMENTAR MEDIDAS DE INCENTIVO AOS TRANSPORTES SUSTENTÁVEIS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO. Revista CIATEC-UPF, 9(2), 16-27. https://doi.org/10.5335/ciatec.v9i2.6614
Seção
Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias