INDICADORES PARA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

  • Janaina Pasinato Universidade de Passo Fundo
  • Vandré Barbosa Brião UPF

Resumo

Uma crescente preocupação global com o desempenho sustentável das organizações é atualmente observada, assim como das ações adotadas e da transparência frente aos seus indicadores. Neste intento o Relatório de Sustentabilidade (RS) da Global Reporting Initiative (GRI) mostra-se como o principal instrumento de comunicação do desempenho econômico, ambiental e social das organizações. A GRI, além das diretrizes para a elaboração de um RS, dispõe também de suplementos setoriais com indicadores particulares às atividades desenvolvidas por cada setor da economia, para a organização relatora que deseja melhor e mais amplamente comunicar seu desempenho frente à sustentabilidade. Alguns setores da economia, como o da educação, ainda não possuem estes indicadores específicos. Neste intuito, realizou-se um estudo de caso na Universidade de Passo Fundo, usando-se de roteiros de entrevistas, de observação direta e da análise de documentos, com o objetivo de avaliar os indicadores da GRI para o caso da Instituição de Ensino Superior e também de obter novos indicadores que suplementem a estrutura do RS da GRI, com a finalidade de se obter uma estrutura de indicadores característicos à Instituição de Ensino Superior estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Pasinato, Universidade de Passo Fundo
Arquiteta Urbanista, Engenheira de Segurança do Trabalho, Especialista em Gestão de Organizações Públicas de Saúde e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia/Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo (UPF).
Publicado
2014-06-30
Como Citar
Pasinato, J., & Brião, V. (2014). INDICADORES PARA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista CIATEC-UPF, 6(1), 48-64. https://doi.org/10.5335/ciatec.v6i1.3398
Seção
Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias