GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO, RS

  • Clóvia Marozzin Mistura
  • Ana Paula Härter Vaniel
  • Mara Regina Linck

Resumo

Com as recentes discussões, por parte das instituições acadêmicas, sobre a importância da educação ambiental e não geração de resíduos químicos, fazem-se necessários um diagnóstico e plano de ação para a gestão de resíduos de laboratório nas universidades. Este trabalho objetivou implementar discussões e estratégias de não geração, redução, segregação, reutilização e destinação final adequada dos resíduos gerados em atividades nos laboratórios de ensino de química da Universidade de Passo Fundo, RS, bem como desenvolver uma visão crítica e uma consciência ética junto aos(as) docentes e discentes das disciplinas que utilizam os laboratórios nos diversos cursos quanto à toxicidade e periculosidade dos resíduos produzidos durante suas atividades práticas. As disciplinas onde o projeto foi implantado foram Química Geral I e/ou II, dos mais diversos cursos da UPF. Os resultados permitiram o desenvolvimento de procedimentos mais limpos, com menor quantidade de reagentes e, consequentemente, menor geração de resíduos, ações que visam ao diagnóstico, à identificação, à caracterização, ao tratamento, reaproveitamento e à disposição final dos mesmos. Esta prática passou pela reavaliação de diversas atividades experimentais pelo grupo de pesquisa e posterior indicação de substituição de alguns reagentes originais, minimizando-se a geração inicial, estimulando-se a reutilização dos resíduos e sua recuperação e utilizando-se boas práticas de laboratório. Em último caso, também se procuraram formas adequadas de disposição dos rejeitos, os quais foram encaminhados para aterros e destinos apropriados. A divulgação interna e externa do projeto através da participação em eventos científicos e da publicação do trabalho é destaque dentre os resultados. Esse conjunto de ações, embora não seja a solução completa para a gestão de resíduos químicos nos laboratórios de ensino, certamente contribui para a mudança de atitudes nos grupos de discussão e, principalmente, para incentivar a visibilidade do problema da geração e destino dos resíduos das atividades experimentais das instituições de ensino superior.

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Publicado
2011-02-22
Como Citar
Mistura, C., Härter Vaniel, A., & Linck, M. (2011). GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO, RS. Revista CIATEC-UPF, 2(1), 54-64. https://doi.org/10.5335/ciatec.v2i1.1420
Seção
Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias