O DESEMPENHO LOGÍSTICO DO E-COMMERCE B2C NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CONSUMIDOR UNIVERSITÁRIO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Palavras-chave: E-commerce B2C, Logística, Pandemia de Covid-19

Resumo

A utilização de canais on-line como meio de comercialização de produtos, serviços e informações permite a ampla expansão do raio de atuação de uma empresa, o que implica no uso de sistemas logísticos que atendam, organizem e enviem os pedidos com segurança e no prazo estimado. A pandemia de Covid-19 e consequente isolamento social desencadeou mudanças nos hábitos de consumo de diversos públicos com a migração para o ambiente digital, o que trouxe novos desafios às empresas que atuam no e-commerce, especialmente quanto à logística. Em face disso, este estudo tem como objetivo analisar a influência do desempenho logístico de compras via e-commerce na experiência de compra do consumidor universitário na pandemia de Covid-19. Para tal, coletaram-se dados quantitativos de 413 estudantes universitários da região sul do Brasil. A análise dos dados permitiu observar que 98,55% dos respondentes já realizaram compras utilizando o comércio eletrônico. Foram constatadas mudanças em seus hábitos de consumo on-line, com aumento no valor médio despendido e na frequência de compra, além do incremento de vendas em 14 das 19 categorias de produtos consideradas no estudo, com destaque àquelas vinculadas ao consumo doméstico e à saúde. Pôde-se observar que o tempo de entrega é um dos atributos mais importantes na experiência do consumidor virtual e que, apesar dos problemas ainda encontrados durante a pandemia, a velocidade da entrega percebida aumentou durante o período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rigon de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção
Bianca Michels Chaves, Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção
Publicado
2021-09-17
Como Citar
Rigon de Oliveira, B., & Michels Chaves, B. (2021). O DESEMPENHO LOGÍSTICO DO E-COMMERCE B2C NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CONSUMIDOR UNIVERSITÁRIO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista CIATEC-UPF, 13(2), 57-71. https://doi.org/10.5335/ciatec.v13i2.12940
Seção
Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias