ARQUITETURA HOSPITALAR ASSOCIADA À CURA: CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL REGIONAL DO OESTE DE CHAPECÓ/SC

Palavras-chave: Arquitetura hospitalar, Centro de Tratamento de Queimados, Humanização hospitalar

Resumo

Os Centros de Tratamento de Queimados espalhados pelo Brasil desempenham papel fundamental no tratamento das vítimas de queimaduras, dispondo de um maior nível de complexidade, condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos. No Oeste de Santa Catarina não há presença de um CTQ sendo que em casos de maior gravidade onde a transferência do paciente se faz necessária, o encaminhamento acontece para uma das unidades localizadas em distâncias consideráveis, questionando-se: Como melhorar a experiência do paciente queimado a fim de evitar grandes deslocamentos, transtornos e demora no atendimento? O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento do anteprojeto de um Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Regional do Oeste de Chapecó/SC que tenha por finalidade o atendimento público e privado, inserindo também um Centro de Estudos e Pesquisas voltado ao tratamento de pacientes queimados. Está pesquisa se justifica devido à predominância de pacientes grandes queimados atendidos pelo Hospital Regional do Oeste com pouca taxa de transferência para os centros especializados já que o hospital não possui uma estrutura completa para atender especificamente casos de queimaduras. Verifica-se a existência de uma demanda local por atendimento especializado que poderia ser feito com mais agilidade e eficiência por meio de um CTQ localizado de forma geograficamente estratégica. A metodologia se baseia no método indutivo com uma pesquisa de nível exploratório através da realização de pesquisas bibliográficas, levantamentos e estudos de campo. Ao final desta pesquisa serão apresentados elementos que comprovem como a arquitetura hospitalar pode ser associada à cura de pacientes queimados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Lucchetta Pompermaier, UCEFF
Pós-graduando em design de interiores pela Universidade Cruzeiro do Sul. Graduado em arquitetura e urbanismo pela UCEFF Faculdades (Unidade Central de Educação Faem Faculdade - Faculdade Empresarial de Chapecó) em 2019.
Adriana Diniz Baldissera, UCEFF
Mestra em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade - PGAU da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), Especialista em Planejamento Urbano Ambiental e Regional, com MBA em Marketing e Design de Produto. Atua no mercado de trabalho há 25 anos, em seu escritório ARQUI Arquitetura+Design, na Cidade de Chapecó. Paralelo desenvolve a atividade de docência desde 2001, atuou nas universidades da região, UNOESC e UNOChapecó, nas Disciplinas de Projeto Arquitetônico e Desenho Urbano, orientação de estágio e TCC. Atualmente responde pela coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo na UCEFF - Unidade Central de Educação Faem Faculdades de Chapecó. Membro suplente da CEP.
Fabiano Estanislau Czarnobay, UCEFF
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004) e especialização em Arquitetura e Engenharia de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde pelo Centro Universitário de Anápolis (2011). Atualmente é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF - Unidade Central de Educação Faem Faculdades de Chapecó.
Publicado
2021-03-02
Como Citar
Lucchetta Pompermaier, J. P., Diniz Baldissera, A., & Estanislau Czarnobay, F. (2021). ARQUITETURA HOSPITALAR ASSOCIADA À CURA: CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DO HOSPITAL REGIONAL DO OESTE DE CHAPECÓ/SC. Revista CIATEC-UPF, 12(2), 65-80. https://doi.org/10.5335/ciatec.v12i2.11639
Seção
Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias