IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A ALAGAMENTOS NO MUNICIPIO DE CAXIAS DO SUL

  • Anderson Matos Teixeira UFFS-Erechim (Geografia-Licenciatura) e CEGOV-UFRGS
  • Robson Tadeu Bolson COMPDEC Caxias do Sul
Palavras-chave: Risco de alagamento, Identificação, Mapeamento

Resumo

O presente trabalho apresenta o estudo desenvolvido para auxiliar a COMPDEC-Caxias do Sul, na identificação de áreas suscetíveis à eventos alagamento no município. Foram utilizadas a base de dados da COMPDEC de Caxias do Sul extraídos do serviço de atendimento ao cidadão (Alô-Caxias) para a realização do mapeamento das áreas com ocorrência de alagamentos na cidade, no período de 2013 a 2018, que conforme as informações levantadas, registraram 317 ocorrências em diferentes pontos do perímetro urbano. A identificação de possíveis áreas de alagamentos foi realizada com utilização de uma variação dos métodos Analytic Hierarchy Process (AHP) e de Análise Multicriterial (AM). Para a realizar a comparação entre os pontos com registros de ocorrência, foram selecionadas para análise, as informações de hipsometria, declividade, hidrografia, impermeabilização superficial e imagem tridimensional gerada através do software de geoprocessamento Qgis, resultando na identificação de 14 áreas suscetíveis a alagamentos no município. Estas áreas possuem características de relevo mais planos com declividades menores que 25% e circundadas por áreas com altitude mais elevadas e declividades maiores que 50%. Os dados pluviométricos analisados foram extraídos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas a Desastres Naturais (Cemaden), e indicam que os alagamentos normalmente ocorrem após chuvas que variam de 13 mm à 24 mm em um espaço de tempo de 1 hora, ou após chuvas com volume de 17 mm a 46 mm em um período de tempo de 2 horas. A validação dos resultados em campo indicou que a metodologia desenvolvida e utilizada neste estudo teve eficácia de 64%, demonstrando a necessidade de ajustes e análise de outros critérios para que seja possível determinar com maior certeza áreas com risco de alagamento no perímetro urbano do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Matos Teixeira, UFFS-Erechim (Geografia-Licenciatura) e CEGOV-UFRGS
Doutor em Ciência Política pela UFRGS, Diplomado pela ESG, Mestre em História Regional pela UPF. Atualmente é professor do curso de Geografia - licenciatura da UFFS-Erechim.
Robson Tadeu Bolson, COMPDEC Caxias do Sul
Graduado em Engenharia Ambiental pela UCS-Caxias do Sul, atual servidor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caxias do Sul.
Publicado
2020-05-11
Como Citar
Teixeira, A., & Bolson, R. (2020). IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A ALAGAMENTOS NO MUNICIPIO DE CAXIAS DO SUL. Revista CIATEC-UPF, 12(1), 1-20. https://doi.org/10.5335/ciatec.v12i1.10526
Seção
Artigos de Pesquisa nas Áreas de Ciências e Tecnologias